- Recentemente uma banda veio fazer um orçamento para gravar um CD.
Pela conversa vi que eles eram totalmente leigos a respeito do trabalho dentro do estudio pois seria a primeira gravação para a banda, então comecei a explicar a existência de cada etapa e as possíveis formas de trabalho para o projeto deles (como faço normalmente com qualquer cliente), só que no caso deles não se tratava somente de gravar, era necessário um trabalho de produção.
Eles ficaram surpresos pois não imaginavam quanto trabalho envolvia a gravação de uma simples musica.
Após nossa conversa percebi que apesar de terem entendido ficaram meio relutantes, porque o processo pareceu longo (isso é muito relativo) , eles queriam iniciar o mais rápido possível a gravação alegando que as músicas estavam prontas para gravar.
( - porem dava pra perceber que eles não conseguiriam atingir o resultado que pretendiam, e no final a culpapoderia ainda cair sobre o meu trabalho.)
Fui professor de música por muitos anos e sei que a melhor forma de aprender é começar a fazer (praticar), no caso de uma gravação não é diferente.
Na verdade a gravação é a melhor forma de buscar evolução musical e de performance, pois ela não esconde nada (é a hora da verdade).
Então resolvi fazer duas propostas para poder ajudá-los:
1 Gravação de ensaio
Pode ser feito no estúdio ou próprio local de ensaio da banda, após a gravação seria feito uma mixagem simples sem edições.
Tem vários benefícios:
- A banda já sai com material gravado para se auto-avaliar
- Servirá futuramente como parte da pré-produção pois traz a composição original
-Dependente do resultado pode ser usado para divulgar uma música
-Pode ser usado como material para registro da musica
Mas eu creio que o maior beneficio é a experiência que cada um vai adquirindo a cada gravação, a cada dica de como fazer melhor, alem do entrosamento que a gravação cria na banda.
2 Gravação de uma das musicas
Seria aplicado o mesmo procedimento de trabalho de se gravar um CD inteiro (pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização)
- Com este projeto todos teriam a oportunidade de vivenciar e entender cada etapa da produção e também descobrir superar e adquirir experiência com as principais dificuldades que surgirão.
- É como fazer um estagio para adquirir experiência antes de começar um trabalho.
Particularmente vejo isso como uma grande oportunidade.
Todas as bandas que tem objetivo de gravar deveria investir nisso, quando fui marinheiro de primeira viagem, já estava dentro da sala de gravação de um estúdio em SP gravando nosso primeiro CD (quando ouço a gravação lamento por não ter me preparado melhor).
A partir disso a gravação de ensaios passou a fazer parte do trabalho do estúdio.
E é um investimento muito acessível e sempre traz evolução para o artista/banda, hoje cobro por sessão ou se o cliente preferir por hora, e tem o mesmo valor de 1 hora de aula de instrumento (R$ 20,00), isso dividido por uma banda com 4 integrantes da R$ 5.00/hora para cada um.
Antes de começar
O mais importante de tudo isso é entendermos que o resultado final de um disco depende de muitos fatores, sendo que a mixagem e a masterização são apenas alguns destes fatores, e são menos determinantes para o sucesso da canção se comparados com a musica (melodia/letra) e os músicos (qualidade de execução).
Realmente é mito a frase conserta na mixagem ou na masterização.
A falta de pré-produção e os erros de gravação não poderão ser consertados nas etapas posteriores, cada falha é na verdade herdada para a etapa seguinte e se somam no resultado final comprometendo a qualidade como todo.
-Lembra da banda, pois é eles não voltaram para gravar, talvez eles decidiram fazer o CD de forma mais rápida, prefiro perder um trabalho para ganhar um futuro freguês e também amigo.
Bons Sons Vitor Larangeira
Visite Sempre o Meu Studio www.myspace.com/wavemusicstudio