Bem Vindo ao Blog do Estudio Wave de Ubatuba




Quero dedicar este blog a todos os meus cliente amigos, os que passaram por aqui os que estão com trabalho em andamento e aqueles que pretendem gravar no futuro.

O tema Gravando em Ubatuba é bem proposital, pois nossa cidade possui um grande potencial musical e artístico porem pouco se sabe de produção musical por aqui, isso torna o ato de produzir e gravar musica "caiçara" em um desafio de ensinar e educar as pessoas a verem quanto trabalho dedicação e investimento são empenhados para tornar letra e musica em um produto fonográfico com qualidade técnica e artística.


terça-feira, 18 de maio de 2010

Gravando em Ubatuba - Por que ? Para que? (Parte 3) - Promovendo-se


Gravando em Ubatuba - Por que ? Para que? (Parte 3) - Promovendo-se

Para consolidar o assunto queria descrever um artigo que li na coluna do artista e compositor Leoni, que na verdade foi i dínamo para todo este assunto, isso vai ilustrar bem as possibilidades da rede.

As novas biografias: pegando no pesado


Esse tópico fala de uma vida com a qual podemos sonhar sendo um artista da musica nos dias de hoje, é bem diferente dos filmes, livros e concursos de talentos, já deu pra sentir que estas biografias não dão best-sellers.

Biografia que dão livros


Já vimos tantas histórias tiradas das biografias de grandes músicos como Eric Clapton, Jimi Hendrix , Roling Stones e etc. todos sabemos o quanto de dinheiro, mulheres e drogas que fizeram parte de suas vidas, e apesar de tantas coisas erradas pareciam bem sucedidos ao menos na carreira.
Na verdade havia tanto dinheiro envolvido que eles viviam como crianças mimadas, sendo apenas criativos, sem se preocupar com a rotina e a realidade, para isso sempre tinha alguém - ou muitos "alguém"- para administrar carreiras, problemas e dinheiro.

As novas biografias


Esta é a história de Jonathan Coulton um nova-iorquino que resolveu deixar o emprego de programador de computadores para se tornar cantor e compositor em tempo integral - bancado pela mulher, já que não tinha nem um fã - fez de um pequeno café um escritório.

Montou um site e passava o dia no Orkut, MySpace, Facebook etc. convidando as pessoas a baixarem suas musicas de graça.
Trabalhava mais de 6 horas por dia só na pescaria de um publico e na interação com ele.

No site lançava uma música por semana, algumas bem produzidas outras só com voz e violão, mas sempre lançava.E em seu blog falava sobre o processo e as dificuldades de cumprir seus prazos et.

Checando os downloads percebeu que algumas faziam mais sucesso que outras, e passara a ser os seus "hits" - algumas canções tiveram 500.000 downloads!

Aos poucos começou a dizer as pessoas que se alguém quisesse colaborar com qualquer coisa pelas musicas ele ficaria muito grato, e que tinha o sonho de viver disso.

Então os depósitos em sua conta começaram a pingar e Jonathan começou a divulgar a média das colaborações.

Isso fez aumentar gradativamente a generosidade dos fãs. Depois de um certo tempo ele estava recebendo em média $ 1,30 por colaboração.

O que isso tem de extraordinário? - muita coisa:

1 - No I-Tunes as faixas são vendidas a $0,99. ou seja ele estava ganhando mais, e não tinha que dividir nada com a Apple.
2 - Ele na época da reportagem para o New York Times, estava ganhando entre $ 3.000 e 5.000 mensais.
3 - Ele quase não faz show.
4 - Sua droga mais forte é a cafeína.
5 - Continua trabalhando mais de 6 horas diárias, sem contar com o tempo que toca e grava.
6 - Nem eu nem você nunca ouvimos falar dele antes - e talvez nem depois dessa matéria. Ele só interessa aos seus fãs.

Esse é o tipo de biografia que os novos tempos vão ver com muita freqüência. Com tanta oferta de música a atenção do público fica rarefeita e a briga muito mais difícil - ainda mais sem as gravadoras para injetar dinheiro e visibilidade.

Estou falando de ser artista não estrela. Talvez nosso herói de Nova Yorque nunca passe deste ponto, nunca chegue a ter mais de um carro e uma casa. Mas vai pagar suas contas com música e esse já é um sonho bom de ver realizado.

Mãos a Obra

Será que alem de tocar um instrumento ou cantar você tem disposição para importunar um amigo para construir um site que permita divulgar suas musicas através de download gratuito, escrever um blog e cadastrar seu publico potencial?

Você gosta de se comunicar com as pessoas, receber e responder emails, criar estratégias para tornar sua história mais atraente?

Você teria tempo e vontade para administrar sua tribo conforme ela fosse crescendo?

Você marcaria seus próprios shows e seria seu próprio divulgador e marqueteiro?

Então você já deve estar imaginando o trabalho e o tempo que isso vai tomar,mas não desanime muitas vezes o complicado é formado por uma monte de coisas simples, o importante é ter disposição e determinação.

É claro que não existe garantia nenhuma que tudo isso de certo, ontem eu estava assistindo um documentário sobre o sertanejo universitário e um empresário disse o seguinte. - para um bom investimento inicial R$ 100.000.00 '' seria o ideal para criar a imagem e produção de uma dupla, porem sem garantia nenhuma. - é mole ou quer mais ...

Vitor Larangeira - Wave Music Studio (myspace.com/wavemusicstudio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário