Bem Vindo ao Blog do Estudio Wave de Ubatuba




Quero dedicar este blog a todos os meus cliente amigos, os que passaram por aqui os que estão com trabalho em andamento e aqueles que pretendem gravar no futuro.

O tema Gravando em Ubatuba é bem proposital, pois nossa cidade possui um grande potencial musical e artístico porem pouco se sabe de produção musical por aqui, isso torna o ato de produzir e gravar musica "caiçara" em um desafio de ensinar e educar as pessoas a verem quanto trabalho dedicação e investimento são empenhados para tornar letra e musica em um produto fonográfico com qualidade técnica e artística.


terça-feira, 4 de maio de 2010

QUAL É O PAPEL DE UM PRODUTOR ?










Qual é o papel ou papéis de um produtor musical?

Um mesmo produtor pode realizar todas as etapas de uma produção, porem em uma grande produção é comum que o trabalho seja feito por produtores e profissionais especializados.

O produtor transforma musicas ou idéias de um artista ou compositor em um Fonograma (gravação)


É comum que o produtor faça um planejamento completo para a execução do projeto, ele define desde a concepção musical e coordena toda sua realização, estipula prazos e orçamentos trabalhando até a finalização do cd.


Cada produtor possui um método próprio de trabalho por isso não existem regras de trabalho e sim uma forma mais apropriada de acordo com o projeto e o orçamento.


O produtor tem o papel de coordenar toda equipe que trabalhará durante o decorrer do projeto como diretores artísticos, compositor, músicos, intérpretes, arranjadores, programadores, técnicos e assistentes de estúdio, executivos de gravadoras e divulgadores, por isso uma das marcas registradas de um bom produtor são suas habilidades especiais no trato com as pessoas.

Pré Produção x Produtor


- Lição de Casa!

Fiz a maior parte da pré produção da banda S1C em casa nas horas vagas ou de inspiração, geralmente quando estou ouvindo música. Mas na maioria dos casos tem que estar com a banda.


Como podemos ver o produtor e a banda/artista começa seu trabalho muito antes da gravação com a pré-produção, nela se desenvolvem todos os processos prévios para a execução do projeto, que o transformarão em um produto fonográfico.



É etapa mais musical, artística e criativa, é também a fase que o produtor trabalha mais intensamente, por isso é comum a pré produção consumir o maior tempo entre todas as etapas.

Fazem parte dela:


- Audição e seleção de repertório.
- Encontros com os compositores.
- A escolha do local de ensaio.
- Concepção musical em geral como: conceito (direção), levantamento de referências, criação e desenvolvimento dos arranjos, aqui pode ser incluído o trabalho de arranjadores e músicos específicos para atingir resultados de alto nível profissional.
- Levantamento das técnicas técnologias, instrumentos e timbres para gravação.

Outras funções:

Quanto é contratado pelo musico o produtor deve ter uma estimativa realista de custos, e de acordo com o orçamento disponível fazer seu planejamento como escolha do estúdio e do técnico, contratação de músicos e arranjadores.

O produtor pode também intermediar a relação entre o artista e o mercado, ou entre artista e as gravadoras que possam estar interessadas na sua contratação.
Quando contratado por uma gravadora, ele funciona como um intermediário entre esta e o artista.

O produtor trabalha diretamente com o técnico ou engenheiro de som, cujo papel é traduzir em som suas idéias, viabilizando tecnicamente suas concepções e observando sempre a qualidade da gravação, este trabalho pode ser definido como produção técnica.

Nas gravadoras independentes e pequenos estúdios é comum o produtor e o técnico serem a mesma pessoa. Nas gravadoras e estúdios profissionais, as duas funções geralmente são desempenhadas por pessoas diferentes, o que libera o produtor para se concentrar nos aspectos propriamente artísticos da produção.

Nas etapas técnicas como a gravação, edição, mixagem e masterização, mesmo que haja um engenheiro (técnico) de som o produtor deve estar sempre presente supervisionando todo o trabalho.

Agora é possível entender que no processo de se gravar um disco existem diferentes tipos de produção como a produção musical, produção técnica, existe também a produção executiva.


Em resumo a produção executiva entra com os recursos orçamentários necessários, e estipulam os prazos de realização do projeto, promovendo estratégias de marketing como lançamento, distribuição, divulgação e vendas.
Quando o projeto é independente a produção executiva é feita pela própria banda/artista.


Quando e feito por selos de gravadoras elas financiam todo projeto onde os autores musicais participam de uma pequena porcentagem dos lucros e as vezes de direitos autorais e conexos (quando as gravadoras não exigem a concessão destes direitos), muitos produtores já trabalham com gravadoras especificas.

Existem também profissionais e firmas contratadas para levar o produto até o consumidor final, (Produtoras Fonográficas) elas também podem financiar o projeto sempre ficando com a maioria dos lucros, ou compram a matriz com todos os seus direitos autorais e comercializam como quiserem.

Há também produtores musicais com grande conhecimento de mercado e suas tendências, e no caso de serem contratados diretamente pelo musico podem também assumir o papel de promover o cd com divulgação, produção de shows e eventos.


Um grande abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário